A Cooperante buscando novas formas de agregar renda e atividade aos produtores rurais está com o projeto piloto intitulado “MAIS PROTEÍNA”. O projeto tem como objetivo a produção, recria e engorda de novilhos, auxiliando os produtores com assistência técnica e insumos (medicamentos, vacinas, sais minerais, sementes de pastagem, adubo).

A criação de bezerros está sendo realizada por um criador de gado cooperado. Estes bezerros serão desmamados a partir de 8 meses e repassados através da Cooperante para outros cooperados que realizarão a recria e terminação desses animais.

O produtor responsável pela produção dos bezerros foi selecionado por possuir um rebanho saudável com qualidades morfológicas (fenotípicas) requeridas para o cruzamento com touro da raça Aberdeen angus buscando produção de bezerros com precocidade e bom acabamento de carcaça. O projeto teve início em julho de 2019 com a identificação e classificação de 50 matrizes aptas ao procedimento de inseminação artificial. As matrizes passaram por um protocolo hormonal e foram inseminadas com o sêmen de um touro da raça Aberdeen angus.

Os bezerros que nasceram a partir do mês de junho de 2021 serão desmamados a partir do mês de março de 2022 e encaminhados para outra propriedade que está sendo conduzida com pastagem e estrutura para continuar o desenvolvimento dos bezerros. A ideia principal é realizar a recria e engorda desses animais totalmente a pasto com suplementação mineral.

Como faço para participar do projeto mais proteína?

Para participar do projeto o produtor deve ser sócio da Cooperante, e estar disposto a realizar a produção de bezerros e ou a recria e engorda de acordo com as técnicas estabelecidas pela cooperativa. O contato pode ser feito diretamente através do técnico da Cooperante Matriz e Filial ou através do contato pelo número (41) 3628-1308. Peça para conversar com o Veterinário da Cooperante (Glauco) que irá sanar todas as dúvidas a respeito do projeto e marcar uma visita em sua propriedade.